20 janeiro 2011

Os Desaforismos do Severino

 .
Sou distímico. Acho isso muito engraçado.


Já estou auferindo lucros com a minha escrita: estou me tornando um leitor melhor.


De tanto ouvir falar que meus textos são longos demais chego à conclusão de que o padrão de beleza na literatura contemporânea é o Tweet.


Da precariedade da existência: Não se esqueça: um espirro pode salvar sua vida. Um mosquito pode acabar com ela.

Com freqüência me perguntam por que escrevo. E eu respondo: escrevo porque não sei desenhar.


A leitura é aquela atividade através da qual você se renova: a cada hora, a cada dia; a cada página, a cada livro. Você não morre nunca. Até que, um dia, você deixará de ler.


Você diz que escreve porque não sabe desenhar. Concordo. Mas quem lhe disse que você sabe esctrver ?


Estranha é a engenharia rodoviária em nosso país. É o único lugar do mundo - e olhe que eu já virei a metade dele – onde uma rodovia, ao encontrar um pontilhão, em lugar de alargar-se, fica mais estreita. Como diria o pai do Severino: “É tudo engenheiro”. !

São Paulo não tem mais garoa. Estudo do Impe revelou que o clima de São Paulo mudou tanto que a cidade deixou definitivamente de ser a terra da garoa.” (notícia de O Globo de 8 de Dezembro de 2010). Quem não conheceu a garoa de São Paulo não sabe o que é nostalgia.


O número de acidentes na Ponte Rio-Niteroi está aumentando. A ponte foi projetada para 3 pistas e um acostamento com largura confortável e segura para a circulação dos veículos, o que incluía ônibus e caminhões. E assim operou por muitos anos. A atual Concessionária, com o beneplácito das autoridades, resolveu dividi-la em 4 pistas onde, obviamente, só cabiam 3, dando a entender que os engenheiros do projeto original eram uns idiotas. Com isso, ônibus e caminhões de bunda larga, que mal cabem dentro das faixas, obrigam os automóveis a se equilibrarem dentro do espaço que lhes sobra. O número de acidentes aumentou. Num cálculo simplório e enganador, os administradores alegam que, com a pista adicional, o fluxo aumentou em 18 por cento. Enganador, porque só beneficiou a Concessionária, com o aumento da arrecadação, e deixou o usuário com o aumento de acidentes e os congestionamentos antes e depois da ponte.

Estamos em plena Copa do Mundo. Nunca entendi por que, na partida final, quando está em jogo não somente o prestigio de cada seleção mas também a honra da Pátria, havendo empate, vai-se para a prorrogação e, continuando o empate, a partida é decidida por pênaltis. Os jogadores, cansados à exaustão e emocionalmente desequilibrados, não reúnem mais o seu potencial de desempenho, incapazes que estão de exibir sua habilidade na prática do esporte. O mais sensato seria repetir o jogo em outra data. Sei que isso é impossível pois arruinaria as televisões, a imprensa escrita, os patrocinadores e os próprios espectadores, que teriam de arcar com mais gastos de hotel. Mas será justo colocar nos pés de um só jogador o troféu e a honra da Pátria? Execra-se o infeliz que errou o chute, glorifica-se o goleiro que, numa cagada, segurou a bola (porque sabe-se que é impossível defender um pênalti por habilidade. A distância e a velocidade da bola não o permitem. Sejamos sensatos. Para decidir uma partida nessas condições dando oportunidades iguais aos contendores e respeitar suas habilidades, bastaria abrir a barra do gol em, digamos, meio metro, e continuar o jogo. Se, após um certo tempo o empate continuar, abre-se o gol em mais meio metro. Em algum momento alguém marcaria o gol da vitória. Que seria conquistado em igualdade de condições de um jogo normal, com a capacidade de cada um. Vão me dizer que é muito difícil, tecnicamente, abrir a barra do gol. Bobagem. Qualquer serralheiro de subúrbio é capaz de criar uma engenhoca para abrir as traves de um campo de futebol

Se você vai sair para matar o tempo, ande depressa. Senão você não vai ter nenhum  tempo para matar.
 
Ser pontual não é chegar na hora. Ser pontual é chegar cinco minutos antes da hora.

Meu caminho é iluminado. O problema é quando acaba a bateria.

Pernas, para que vos quero? Para caminhar.


N


ão estou nem aí ! Não faz mal, eu te espero.


As mulheres dizem: todos os homens são iguais. Eu sou homem. Eu sou igual.


Os homens dizem: todas as mulheres são iguais. Não. Você é diferente.


“Absit Injuria Verbis”, “Que não haja ofensa em minhas palavras”, diziam os romanos. È o que eu digo, e depois e arrependo.


Não pense que você me engana. Eu estou desenganado.


Quero ser feliz. Mesmo que isso me custe a felicidade. (será que já ouvi isso em algum lugar?)


Sou presunçoso, mas ninguém me acredita.


A gente só faz as coisas quando não tem tempo.


O metrô inventou os bancos xifópagos. São azuis. Estão no Largo do Machado.


O pior cego é aquele que não quer ouvir. Além de cego é surdo.


Grite um impropério. Você ouvirá o eco.


Quando não souber o que dizer, não diga nada.


Quero morrer enquanto estou vivo.


“Morreu porque amava” , leio num epitáfio. Ora, se o amor o levou à morte, pra que serviu?


“Morreu de amor” diz o poeta. É melhor do que morrer atropelado, digo eu.

Severino Mandacaru














2 comentários:

  1. Tava indo bem para o padrão Tweeter de literatura. Mas a subida do vão central da ponte Rio Niterói quebrou o ritmo. Menos mal que a entrada em campo colocou a bola em jogo novamente!

    ResponderExcluir
  2. Estás muito mais flexível, porque para ser pontual era chegar 15 minutos antes!

    ResponderExcluir

Comentario :